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Gestação e verão.

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Verão. Calor. Sol. Praia. Piscina.

Parecem ser uma combinação perfeita, certo?

Mas e quando você está grávida, com um barrigão que só aumenta a cada dia, pés inchados, mal estar, com o humor alterado, suando mais que o de costume, com hipotensão a todo momento; esta estação do ano pode se tornar mais agradável?

Sim, pode.

 

 

Você pode aproveitar o verão, aproveitar o sol, a praia e a piscina com alguns cuidados a mais. E você vai, sim, conseguir sobreviver a todos os sintomas indesejados que surgem com a gestação e ainda aproveitar a estação mais quente do ano, as suas férias e os passeios com as crianças, família e amigos. Para isto te damos as seguintes dicas:

  1. Calor: é verdade que a gestante sente mais calor? Sim, é verdade. A gestante passa por um processo chamado vasodilatação. Os seus vasos sanguíneos (inclusive na pele) recebem um fluxo maior de sangue  e estão mais “dialtados”, por isso, o calor e o rubor (vermelhidão) são mais comuns na grávida. Procure lugares mais frescos, com boa circulação de ar, sem muita aglomeração de pessoas.

  2. Inchaço: o famoso inchaço ou edema da gestação, o cansaço e as dores nas pernas, que já são muito comuns na gestação tendem a piorar no calor. Por isso, tente ingerir mais líquidos (água, chás, água de coco, sucos) e reduzir o sal na dieta. Você pode precisar fazer alguns momentos de repouso no final do dia, com as pernas erguidas ou deitada do lado esquerdo.

  3. Manchas na pele: a pele da gestante tem características muito peculiares. São mais comuns a acne, a oleosidade e o famoso melasma (manchas que surgem na região da testa, bochechas e nariz). Use sempre protetores solares no mínimo com FPS 50, não oleosos e não comedogênicos. Dê preferência aos protetores em gel ou com toque seco.

  4. Gestante pode tomar sol? Sim, pode. Com protetor solar e  nos horários com menor incidência de raios UV (evitar o período das 10:00 às 16:00 horas).

  5. Gestante pode entrar no mar? Claro que sim. Procure apenas permanecer na parte mais rasa, com mar pouco agitado e tente informar-se sobre as condições de balenabilidade (limpeza, boa qualidade da água) da praia frequentada.

  6. A piscina também está totalmente liberada, desde que a água seja bem tratada. Lembrando que tanto para o mar quanto para a piscina vale a recomendação do protetor solar, que deve ser retocado a cada 2 horas pelo menos.

  7. Caminhadas no começo e no final da manhã são um ótimo exercício. Ajudam no controle do peso, amenizam o edema (inchaço) e auxiliam na respiração.

  8. Alimentação: Dê preferência a alimentos mais leves. Como mais vezes ao dia e em menor quantidade. Abuse de frutas, verduras e sucos. E muito cuidado com frituras, frutos do mar e restaurantes de qualidade duvidosa. As viroses e intoxicações alimentares são mais comuns nesta época do ano. E as gestantes, juntamente com as crianças, são a população mais afetada.

 

E vale lembrar que é importante também manter suas consultas de pré-natal e as recomendações do seu médico. Avise sempre sobre qualquer alteração que tenha e tire todas suas dúvidas com ele.

Siga estas dicas e tenha um verão mais tranquilo e saudável!

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