Procedimentos estéticos em várias dimensões.


Um rosto jovem, bonito e saudável: o desejo de grande parte dos pacientes. A preocupação com a estética e qualidade de vida existe há milhares de anos e é completamente válida. São aspectos importantes para a autoestima, convívio social e profissional.

Por isso, vamos falar um pouco dos fatores que analisamos e tratamos quando o paciente chega com essas queixas: A estética facial depende basicamente de: ausência de doenças de pele, pigmentação uniforme, textura lisa e macia, ausência de sulcos e rugas e bom suporte ósseo e de gordura facial para dar sustentação à pele.

Dessa forma, temos como primeiro passo antes de qualquer intervenção uma boa anamnese e exame da pele do paciente, para afastar doenças ativas ou quiescentes e também possíveis contraindicações aos tratamentos que podem ser indicados. Esta é a principal etapa, onde um profissional habilitado (o Dermatologista) irá realizar esta avaliação criteriosa e indicar intervenções baseado nas necessidades específicas do paciente, respeitando seu estilo de vida/preferências e possíveis contraindicações, além de fazer o preparo da pele para ser submetida às mesmas. O tratamento da textura e pigmentação pode ser feito com medicações em cremes para uso domiciliar, além protetor solar regular, e procedimentos em consultório. Alguns exemplos são: peelings químicos, laser e luz intensa pulsada, radiofrequência, microagulhamento, skinboosters (hidratantes injetáveis), subcisão etc. Com estas técnicas tratamos cicatrizes, manchas, rugas finas e outras imperfeições da pele. O melhor período para esses tratamentos é o inverno, pois facilita o cuidado pós procedimento, mas nem todos são restritos quanto a exposição solar.

A toxina botulínica, por exemplo, também ajuda de forma preventiva e como tratamento para rugas finas que aparecem com as expressões faciais exacerbadas (principalmente em testa e pálpebras), podendo ser realizada em qualquer época do ano.

Já os sulcos, rugas profundas, flacidez e perda de suporte ósseo/gorduroso são tratados em outro plano. Um dos tratamentos mais tradicionais, seguros e eficazes para estes problemas é o preenchimento e volumização facial com uso de ácido hialurônico. Utilizando ponto específicos de aplicação e técnicas individualizadas, podemos melhorar sulcos, elevar as sobrancelhas, reposicionar a pele da região malar e mandibular e inclusive melhorar a flacidez da região do pescoço! Além disso, aplicamos nas pálpebras para atenuar as olheiras; nos lábios para melhorar o contorno, volume e/ou formato; queixo, lóbulos das orelhas... dentre outras indicações.

Outros tratamentos seguros e de bom custo-beneficio são o uso do acido poli-L-lático injetável (Sculptra), hidroxiapatita de cálcio, fios de sustentação, radiofrequência pulsada com multiagulhas, ultrassom microfocado e intervenções cirúrgicas (com um cirurgião plástico habilitado).

#dermatologia #medicinaestética #estéticamédica #toxinabotulínica #botox #peeling #laser #preenchimentofacial

Posts Em Destaque
Posts Recentes